top of page

Casei! E agora, como manter o cálice do amor transbordante?

Atualizado: 28 de mai.

Aprender a se apaixonar pela mesma pessoa todos os dias, até o final da vida é algo primordial no casamento cristão ou, na vida de pessoas que se casaram por amor independente de dogmas religiosos.


casal de mãos dadas na linha do trem-pré wedding em petrópolis-ahavah niddan-fotógrafo de casamento rj

O que significa casar por ahavah?


Ahavah é a tradução hebraica para o amor bíblico. Um sentimento fiel e inabalável! No casamento em ahavah, você consegue mostrar o seu lado difícil em tempos bons, e por ahavah você mostra o seu valor em dias difíceis.


noiva pronta em calçada vermelha com buquê na mãos-making of noiva-ahah niddan-brra da tijuca


Veja algumas dicas valiosas para manter o cálice do amor transbordante em seu casamento:

1. Existem pessoas que necessitam sentir-se lembradas, valorizadas. Para estas, receber presentes é uma expressão forte de amor."Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade." (Provérbios 5:18)

2. Aprender a ouvir o cônjuge é muito parecido com o aprendizado de uma língua estrangeira. Persevere, vale à pena!"Mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." (Tiago 1:19,20)

3. É sempre inteligente declarar sua apreciação pelas coisas boas que seu cônjuge faz, e com sinceridade."O amor não seja fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem." (Romanos 12:9)

4. Fazer alguém feliz pode significar, às vezes, abrir mão do bem estar pessoal momentâneo, como por exemplo, comodismo, preguiça, egoísmo."Andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Efésios 5:2)

5. O que você diz pode salvar ou destruir uma vida. Portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado. "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!" (Salmos 19:14)

6. Nos relacionamentos, a comunicação não deve ser soberba. "Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria." (Provérbios 13:10)

7. Ataque o problema, e não ao outro. "Tem visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele." (Provérbios 29:20)

8. Os problemas não podem ser acumulados para depois descarregar sobre o outro. Enfrente e resolva-os com maturidade. "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios." (Provérbios 4:23,24)

9. Expresse os sentimentos sem agredir o outro. "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graças aos que a ouve." (Efésios 4:29)

10. Busque o melhor momento para se comunicar. "O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua." (Prov. 18:13)

10-b. Aprenda a perdoar (esquecendo) para não criar raiz de amargura. Lembre-se de esquecer! "Todos os dias dos aflitos são maus, mas o de coração alegre tem um banquete contínuo." (Prov. 15:15)

É claro que teremos aflições no casamento, mas, o melhor de Deus é certo para os fortes.

11. Um não deve atirar sentimentos no outro. Busque trazer soluções quando apresentar os problemas (apontar erros). "O homem se alegra na resposta da sua boca, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!" (Prov. 15:22)

12. Cuidado quando for utilizar o humor para não aumentar a tensão. Utilize o humor só quando tiver convicção que vai aliviar a tensão. "O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos ímpios derrama em abundância as coisas más." (Prov. 15:28)

13 Se quiser manter o cálice do amor transbordando em seu casamento, não utilize o sarcasmo um para com o outro. "A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derramam a estultícia." (Prov. 15:2)

14. No casamento, a comunicação deve ser adequada. O amor faz solicitações e não imposições. "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." (Prov. 18:21)

26. Quando você e seu cônjuge experimentar das adversidades da vida, não comunique a Deus o tamanho delas, mas diga para as adversidades o tamanho do seu Deus. "Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus." (Filipenses 4:6)

15. Escolha o momento certo e o local adequado para falar ao outro o que mais desagrada a você. "A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A sabedoria do homem lhe dá paciência; a sua glória está em esquecer ofensas." (Provérbios 15:1; 19:11)

16. Concentre-se em resolver as incompatibilidades que geram tensões conjugais. "Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? ... tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisto pensai." (Amós 3:3 / Filip. 4:8)

17. Uma pessoa não pode se deixar vencer pelo desespero, mas o vença pelo conhecimento da palavra de Deus. "O coração sábio buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia." (Prov. 15:14)

18. Comunicação é um processo lento de maturidade de compreender e de se fazer compreendido. "Os lábios dos sábios derramarão o conhecimento, mas o coração dos tolos não faz assim." (Prov. 15:7)


noivo beijando a mão de sua noiva na cerimônia do caamento-ahavah niddan-casamento em bangu-rio de janeiro

19. As mulheres têm necessidades de conversar com seu companheiro e tê-lo como um grande amigo. "Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor." (Prov. 18:22)

20. O casal deve andar juntos, não só literalmente. O diálogo é fundamental para que haja compreensão. "O amor não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha;..." (I Coríntios 13: 6-8)


Me chamo Alex Niddan e escrevo neste espaço com a esposa @luahniddan


Clique aqui e nos envie uma mensagem para mais dicas à luz da bíblia.


Somos casados há 23 anos e trabalhamos com fotografia de casamento há lindos 10. Sintam-se a vontade para avaliarem o nosso humilde, amado e lindo site e portfólio.

Deus abençoe!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page